quinta-feira, 7 de abril de 2011

ZEFERINO AGOSTINI

Sacerdote, Fundador, Beato
(1813-1896)

6 de Abril

Zeferino Agostini nasceu em Verona, Itália, no dia 24 de Setembro de 1813. Terminados os estudos teológicos no Seminário diocesano, recebeu a Ordenação sacerdotal a 11 de Março de 1837, tendo iniciado o seu ministério como Vigário cooperador na Paróquia dos Santos Nazário e Celso e Assistente do Oratório dos jovens e da catequese. Exerceu também a função de Vice- Chanceler da Cúria e acompanhou o Bispo de Verona em várias visitas pastorais.
Em 1845 assumiu a função de pároco da vasta paróquia dos Santos Nazário e Celso, cargo que o Pe. Agostini exerceu durante 51 anos com incansável dedicação, empenhando-se na própria santificação e no trabalho pastoral em favor das almas. No decorrer desses anos não faltaram momentos difíceis e dolorosos, tais como aqueles das três guerras (1848, 1859 e 1866), quando se dedicou ao cuidado dos feridos e, em 1855, também dos afectados pela epidemia da cólera. A sua vida sacerdotal caracterizou- se ainda como fundador, não por uma opção programada mas devido a uma série de circunstâncias, que o levaram a realizar um desígnio de Deus. De facto, para ter uma ajuda na acção pastoral, especialmente para a população feminina, recorreu a institutos religiosos já existentes, como o das Filhas da Caridade Canossianas. Mas não obteve muito sucesso nesta tentativa, e então dispôs-se a aceitar e acolher as ocasiões que lhe foram apresentadas para levar avante o trabalho pastoral em prol da promoção da juventude feminina. A partir do Oratório para as jovens, por ele animado com o ideal de Santa Angela Mérici, surgiu um grupo de colaboradoras para a Escola da caridade para as jovens. A partir de 1860 algumas dessas colaboradoras iniciaram uma vida em comunidade, e o Pe. Zeferino Agostini confiou-as aos cuidados das Irmãs de Maria Menina. Somente mais tarde, em 1869, amadureceu a convicção de sustentar a obra e de lhe dar uma fisionomia, inspirando-se em Santa Angela Mérici. Nesse ano ele foi encarregado de reconstituir na diocese a «Companhia de Santa Úrsula » e neste âmbito empenhou-se também em formar um pequeno grupo de jovens que tinham resolvido viver em comum e auxiliar no apostolado paroquial. Esta pequenina semente germinou pouco a pouco, e dela surgiu a Congregação das Irmãs Ursulinas Filhas de Maria Imaculada, com o encargo de serem apóstolas na específica missão de fazer «todo o bem possível» ao próximo e em particular às jovens.
A missão de fundador não diminuiu a sua figura de pároco zeloso, mas comportou uma série de problemas económicos e maiores empenhos. Continuou a dedicar-se ao ministério paroquial, aprimorando-se na obra de catequese, de assistência caritativa e de formação para a vida cristã. Inúmeras foram as suas instruções e pregações, documentadas nos seus manuscritos que testemunham o zelo pela Palavra de Deus e a orientação na vida espiritual de todos, sobretudo dos seminaristas e sacerdotes que a ele recorriam para os exercícios espirituais. O Padre Zeferino faleceu no dia 6 de Abril de 1896, deixando um exemplo a ser seguido e um património espiritual a ser difundido.
Por tudo isto, o Padre Agostini, sacerdote por vocação, pároco por missão, fundador pela providencial ocasião, oferece um exemplo admirável de vida sacerdotal, de apostolado paroquial e de orientador ao serviço do bem das suas filhas espirituais.
Hoje, a Congregação das Irmãs Ursulinas Filhas de Maria Imaculada estão difundidas em várias dioceses da Itália, em Madagáscar, na Suíça e na América Latina, salientando-se o seu trabalho no Uruguai (1965), no Brasil (1979) em muitas dioceses do Rio Grande do Sul, do Mato Grosso e do Paraná, e ultimamente no Paraguai (1992), dedicando-se com fidelidade à vivência do próprio carisma inspirado em Santa Angela Mérici e na intuição providencial do Padre Zeferino Agostini, para o bem da juventude feminina.

Sem comentários:

Enviar um comentário