segunda-feira, 11 de abril de 2011

MADALENA DE CANOSSA

Virgem, Fundadora da Família Canossiana, Filhos e Filhas da Caridade, Santa
(1774-1835) 

10 de Abril


Madalena de Canossa, uma mulher que acreditou no amor do Senhor Jesus e, enviada pelo seu Espírito entre os irmãos mais necessitados, os serve com coração de mãe e fervor de apóstola.
Nasce em Verona no dia 1° de março de 1774, de família nobre e rica, terceira de seis irmãos.
Através de tapas dolorosas, como a morte do pai, o segundo casamento da mãe, a doença, a incompreensão, o Senhor a guia por estradas imprevisíveis que Madalena tenta, com esforço, percorrer.

Uma chamada

Atraída pelo amor de Deus, aos 17 anos deseja consagrar a própria vida a Ele e por duas vezes tenta a experiência do Carmelo.
Mas o Espírito a solicita interiormente a percorrer um caminho novo: deixar-se amar por Jesus, o Crucifixo, pertencer a Ele somente, para ser totalmente disponível aos irmãos afligidos por vários tipos de pobreza.
Retorna em família e, constrangida por acontecimentos dolorosos e pelas circunstâncias históricas trágicas do final do século XVIII, guarda secretamente no fundo do coração a sua chamada e se insere na vida do Palácio Canossa, aceitando a administração do vasto patrimônio familiar.

Um dom

Com empenho e dedicação, Madalena cumpre seus deveres quotidianos e amplia seu círculo de amizades, permanecendo aberta à ação misteriosa do Espírito, que gradualmente plasma o seu coração e a rende participante da paixão do Pai pelo homem, manifestada no dom total e supremo de Jesus na Cruz, no exemplo de Maria, a Virgem Mãe Dolorosa.
Iluminada desta caridade, Madalena se abre ao grito dos pobres famintos de pão, de instrução, de compreensão e da Palavra de Deus. Descobre-os nos bairros periféricos de Verona, onde as repercussões da Revolução Francesa, o alternado domínio de Imperadores estrangeiros, as Páscoas veronesas haviam deixado sinais de evidentes devastações e de sofrimento humano.

Um projeto

Madalena procura e encontra as primeiras companheiras chamadas a seguir Cristo pobre, casto, obediente, e enviadas a testemunhar a sua incondicionada caridade entre os irmãos.
Em 1808, superadas as últimas resistências de sua família, Madalena deixa definitivamente o palácio Canossa para dar início, no bairro mais pobre de Verona, àquela que interiormente reconhece ser a vontade do Senhor: servir aos homens mais necessitados com o coração de Cristo!

Uma profecia

A Caridade é um fogo que se propaga! Madalena se torna disponível ao Espírito que a guida até os pobres de outras cidades: Veneza, Milão, Bérgamo, Trento ... Em poucos decênios as fundações da Canossa se multiplicam, a Família religiosa cresce a serviço do Reino!
O Amor do Crucificado Ressuscitado arde no coração de Madalena que, com as companheiras se torna testemunha do mesmo Amor em cinco âmbitos específicos: a escola de caridade para a promoção integral da pessoa; a catequese a todas as categorias, privilegiando os distantes; a assistência voltada principalmente aos enfermos dos hospitais; os seminários residenciais para formar jovens professoras de áreas rurais e preciosas colaboradoras dos párocos nas atividades pastorais; cursos de exercícios espirituais anuais para as damas da alta nobreza, com o objetivo de incentivá-las espiritualmente e envolvê-las nas várias áreas caritativas.
Em seguida, esta atividade se estende a todas as categorias de pessoa.
Em torno à figura e à obra de Madalena gravita uma constelação de outras Testemunhas da Caridade: Naudet, Rosmini, Provolo, Steeb, Bertoni, Campostrini, Verzeri, Renzi, os Cavanis, Leonardi, todos fundadores de outras famílias religiosas.

Uma Família

A Instituição das Filhas da Caridade entre 1819 e 1820 obtém a aprovação eclesiástica nas várias Dioceses onde as Comunidades existem. Sua Santidade Leão XII aprova a Regra do Instituto com o Breve Si Nobis em 23 de dezembro de 1828.
Perto do fim de sua vida, depois de repetidas tentativas falidas com D. Antonio Rosmini e D. Antonio Provolo, Madalena consegue dar andamento ao Instituto masculino, que havia já projetado no seu primeiro Plano de Caridade.
No dia 23 de maio de 1831 abre em Veneza o primeiro oratório dos Filhos da Caridade para a formação cristã dos jovens e adultos, confiando-o ao Sacerdote veneziano D. Francesco Luzzo, auxiliado por dois leigos de Bérgamo: Giuseppe Carsana e Benedetto Belloni. Madalena encerra sua intensa e fecunda existência terrena com apenas 61 anos. Morre em Verona, assistida pelas suas Filhas no dia 10 de abril de 1835. Era uma sexta-feira da paixão!

Uma Missão

Sobretudo façam conhecer Jesus Cristo! A grande paixão do coração de Madalena, é a grande herança que as Filhas, e os Filhos da Caridade são chamados a viver, uma disponibilidade radical, "dispostos pelo divino serviço a ir a qualquer país, até mesmo o mais remoto " (Madalena, Ep. II / I, p. 266).
As Filhas da Caridade atravessam o oceano para o extremo-oriente em 1860. Atualmente são cerca 4.000, presentes nos cinco continentes, subdivididas em 24 organismos.
Os Filhos da Caridade são cerca 200 e atuam em diversas cidades da Itália e além-mar.
Irmãs e Irmãos Canossianos chamados "ad Gentes" se fazem atentos e receptivos às "sementes do Verbo" presentes em cada cultura e com o seu testemunho anunciam " aquilo que viram, ouviram, contemplaram... ": o Amor do Pai que em Cristo Jesus atinge cada homem para que tenha a vida. Neste dar e receber, o carisma se enriquece e se torna fecundo para o Reino!
O carisma que o Espírito suscitou em Madalena não esgota certamente a sua vitalidade nas formas dos dois institutos.
Resulta então que diversos grupos de leigos descobrem em Madalena e no seu dom o seu modo particular de viver a fé, de testemunhar a caridade nos vários âmbitos apostólicos das comunidades cristãs.

Um Canto de Gratidão

A Igreja indica Madalena a todos nós, em particular aos seus Filhos e Filhas, como uma Testemunha do amor generoso e fiel do nosso Deus.
A Ele agradecemos o dom desta Mãe e Irmã e pela sua intercessão pedimos, poder amá-Lo, como Ela, acima de todas as coisas e fazer com que os homens do nosso tempo O conheçam, vivendo a nossa específica vocação.
Canonização : 02/10/1988

Sem comentários:

Enviar um comentário