quinta-feira, 7 de abril de 2011

HERMANO JOSÉ

Premonstratense, Confessor, Beato
1152-1241

7 de Abril

Hermano José nasceu em Colónia por volta do ano de 1150. Ele se distinguiu desde muito cedo na meiga infância pela sua forte devoção à Nossa Senhora. Era uma alma privilegiada. Seu prior relatou que o beato Hermano José ia quotidianamente à igreja de Santa Maria de Capitole para rezar. Existe até mesmo uma lenda que conta que um dia ele, ainda criança, ofereceu uma maçã para a Virgem Maria, sendo que a mesma se inclinou afim que o menino Jesus pudesse pegar a maçã.
Aos 12 anos de idade ele ingressou na Abadia Premonstratense de Steinfeld (Alemanha). Em seguida é enviado para estudar na Abadia Premonstratense de Mariëngaarde na Frísia, onde ainda como jovem clérigo abraçou a prática de uma austera penitência. Retornando à Steinfeld, logo foi ordenado sacerdote assumindo na abadia as funções de sacristão e mestre do refeitório. Cultivou uma vida inteiramente excepcional, pois mesmo durante o trabalho manual recebia graças místicas surpreendentes. O nome José foi lhe dado após uma visão testemunhada por ele mesmo, onde a Virgem o reconhecia como esposo espiritual. Numerosos foram os êxtases espirituais desse santo religioso, sendo causa de incompreensão para muitos dos seus confrades que o consideravam simples de espírito.
Ele compôs vários cantos e hinos à Virgem Maria, assim como um magnífico comentário sobre o Cântico dos Cânticos e, alguns poemas sobre as “Dez mil virgens”, uma devoção bem lembrada na região de Colónia na Alemanha. Todas essas obras testemunham sua grande sensibilidade, revelando ainda os talentos poéticos do mesmo. Santo Hermano José é um dos primeiros a mencionar explicitamente o Coração de Jesus em seus escritos. Autêntico místico alimentou-se quotidianamente da Santa Escritura, sua conversão estava nos céus. E ainda, fortemente elogiado pela brilhante habilidade de fabricar e consertar relógios.
No entanto, exercendo mais tarde a função de Capelão dos Cistercienses, era um director espiritual enormemente apreciado, criava e mantinha fortes laços de fraternidade com todos os irmãos do mosteiro. No período de uma Quaresma, dirigiu-se rumo ao Mosteiro dos Cistercienses de Hove, situado a alguns quilómetros de Steinfeld. Durante a viagem ele ficou muito doente e debilitado, chegando ao seu destino sem forças para continuar a missão terrestre.
Santo Hermano José não resistiu e morreu no dia 4 de Abril de 1241, com a idade de 91 anos. Seu corpo foi solenemente levado para a Abadia de Steinfeld, onde é conservado até hoje em um túmulo monumental no centro da bela igreja. Os testemunhos de consideração e veneração são múltiplos. O prior na época, conhecendo muito bem esse o santo confrade, escreveu uma biografia da sua Vita. O papa Bento XIII, reconheceu o culto a Hermano José no dia 22 de Janeiro de 1728, consagrando um altar em sua honra no “Colégio São Norberto” em Roma.
No dia 11 de Agosto de 1958, o papa Pio XII, atribuiu-lhe oficialmente o título de “santo”. Em Rhénanie na Alemanha é venerado como patrono da juventude e dos estudantes.
Humilde e pobre em todas as ocasiões, paciente e bondoso para com todos e mais particularmente para com aqueles que não o compreendiam; obediente aos seus superiores e sempre disposto a satisfazer os confrades nos momentos alegres e difíceis a ponto de se sacrificar pelo bem do próximo. Hermano José representou o modelo completo do religioso agostiniano.

Sem comentários:

Enviar um comentário