quinta-feira, 7 de abril de 2011

URSULINA DE PARMA

Virgem, Beata
1375-1410

7 de Abril

O nascimento de Ursulina, ocorrido no dia 14 de Maio de 1375, em Parma, fora, antecipadamente, anunciado por um anjo. Criança verdadeiramente prodigiosa, aos quatro anos pronunciou as primeiras palavras: — Meu Deus! Meu Pai! Contava a menina seis anos, quando santas personalidades a indicaram como sendo eleita de Deus para cumprir grandes mistérios. Assim, aos nove anos, deu a conhecer algumas revelações.

Deus, um ida, ordenou-lhe que fosse procurar o Papa Clemente VII, então residindo em Avinhão. Obediente ao mandamento divino, Ursulina, antes de transpor os Alpes, visitou a igreja de Santa Maria Madalena. Ali, depois de ter orado, encontrou um peregrino, que se ofereceu para guiá-la. E assim foi posta no caminho de Avinhão; quanto ao guia desapareceu, de repente: era São João.

Ursulina, uma vez na presença do Papa, conversou com ele, por mais de uma hora, sobre a mensagem de que era portadora. Falava com desembaraço, sem se engasgar, muito segura de si mesma. Ao terminar, disse, compenetradamente:

— Olha que se tardares a cumprir o que te disse da parte de Nosso Senhor, teu lugar será o inferno!

O Papa, um tanto perturbado, propôs-se recebê-la no dia seguinte. Clemente VII, sempre que Ursulina se apresentava para nova audiência, era tomado de grande medo, e contemporizava. A jovem, então, um belo dia, deixou Avinhão e se foi para os seus, preparar-se para uma viagem a Roma, onde iria encontra-se com o Papa Bento IX e transmitir-lhe a mensagem que lhe era destinada.

Ali, aconselhada pelos cardeais, tornou a Avinhão. Clemente VII estava profundamente impressionado, mas os cardeais mantinham-se impassíveis. Um deles lhe perguntou:

— Já que tu tens com Deus palestras tão íntimas e familiares, diz-nos: quais de nós seremos salvos e quais os que nos danaremos?

Ursulina respondeu:

— Quando tu vês uma árvore em flor, podes dizer quais as flores que darão fruto e quais as que não darão?

— Não, respondeu o cardeal.

— Então? Assim acontece com os eleitos e os danados. Somente Deus pode discerni-los, e os que por Ele são esclarecidos, porque lhe apraz.

Ursulina acabou por ser acusada de feiticeira e foi presa. Milagrosamente, porém, livrou-se, escapando, por várias vezes, de diversas armadilhas. Fez então uma peregrinação à Terra Santa. De volta, expulsaram-na de Parma. De Bolonha, para onde fora, retirou-se, pouco mais tarde, para Verona. Vivendo para piedosas meditações, ao pé da mãe, que a acompanhava nas vicissitudes, a 7 de Abril de 1410, faleceu suavemente. Vários milagres ilustraram-lhe a sepultura.

(Livro dos Santos, Padre Rohrbacher, Volume VI, p. 173 à 175)

Sem comentários:

Enviar um comentário