segunda-feira, 11 de abril de 2011

KATARZYNA CELESTYNA FARON

Religiosa, Mártire, Beata
1913-1944

9 de Abril

Katarzyna Celestyna Faron nasceu em 24 de Abril de 1913 na cidade polaca de Zabrzez.
Mais tarde, ela entrou na Congregação das Pequenas Serventes da Imaculada Conceição e, depois dos seus votos perpétuos e depois de ter adquirido uma excelente maturidade espiritual, foi nomeada Superiora da Comunidade de Brzozow.
A quando da instauração do regime nazi e, compreendendo as consequências que esta utopia poderia engendrar, ele ofereceu a sua vida por um sacerdote que se tinha tornado adepto deste sistema político. A Gestapo tendo conhecimento da aversão que a irmã Katarzyna sentia pelo nazismo, prendeu-a e enviou-a para os trabalhos forçados em Auschwitz.
Neste campo de concentração de triste memória — situado perto da fronteira polaca — a irmã Katarzyna afrontou heroicamente os sofrimentos mais horríveis, acabando por morrer das consequências destes no dia de Páscoa, 9 de Abril de 1944, quando ela ia em breve completar e festejar (24 de Abril) os seus trinta e um anos.
Ela faz parte da “coorte” dos 108 mártires dos campos de concentração nazis, durante a Segunda Guerra mundial, que em 13 de Junho de 1999, em Varsóvia, na praça Pilsudski, o Papa João Paulo II elevou às honras dos altares, “ad perpetuam rei memoriam”.
“Os mártires do nazismo morreram, na sua maioria, nos campos de concentração. Sacerdotes diocesanos e religiosos foram detidos porque eles recusavam-se a renunciar às suas actividades pastorais, defendiam os judeus ou os comunistas, alguns destes sacerdotes foram mesmo martirizados numa sexta-feira Santo, por escárnio”.
Mas ainda não é tudo. Um cronista explica que, “o número elevado de sacerdotes está ligado ao facto que o nazismo se atacava mais particularmente aos homens da Igreja, porque estes denunciavam um sistema que tinha como base a violência e o ódio”.
Este mesmo dia foi também aquele da glorificação do fundador da Congregação à qual pertencia Katarzyna, o leigo Edmund Bojanowski.

Sem comentários:

Enviar um comentário