Mártir et Santo+ c 306
12 de Abril
O martirológio romano convida-nos hoje a comemorar São Víctor de Braga, que nasceu em Paços perto de Braga. A vida desse santo foi escrita pelo arcebispo de Braga, Dom Rodrigo da Cunha, o qual afirma que um dia o santo se encontrou com um grupo de idólatras que celebrava a “Ambaruelia” ou “Suilia”, a grande festa em honra à deusa Ceres.
A festa consistia em dar várias voltas pelos campos e sacrificar em determinados lugares porcos em honra da deusa. São Vítor recusou-se a tomar parte na festa. Também não consentiu que o enfeitassem com coroas de flores e outros amanhos que então se praticavam. Foi denunciado ao governador Sérgio que o mandou prender. Perante este, Victor confessou que era cristão e que jamais honraria, nem com adorações ou festas os deuses romanos.
Diante desta afirmação categórica e inequívoca, Victor foi amarrado ao tronco de uma árvore e açoitado cruelmente. Não contentes com este tratamento bárbaro, os soldados romanos queimaram o seu corpo com lâminas ardentes até que as suas entranhas fossem vazadas.
Sofreu martírio por volta do ano 306.
Sem comentários:
Enviar um comentário