domingo, 3 de abril de 2011

CAETANO CATANOSO

Sacerdote, Fundador, Santo
(1879-1963)

4 de Abril

Cultor e apóstolo da Sagrada Face de Cristo, era animado por uma fervorosa e incansável caridade pastoral. Nasceu em Chorio de San Lorenzo (Itália), no dia 14 de Fevereiro de 1879, numa família profundamente cristã. Com a idade de 10 anos, sentindo a vocação ao sacerdócio, entrou no Seminário arquiepiscopal de Régio. Recebeu a Ordenação sacerdotal em 20 de Setembro de 1902. Naquela ocasião manifestou publicamente o propósito de ser um digno ministro de Cristo. Fez então a promessa de jamais cometer algum pecado deliberado e de estar na presença de Deus todos os instantes da vida.
Em 1904 foi nomeado pároco de Pentidattilo, um vilarejo onde prosperava somente a pobreza, o analfabetismo e a ignorância religiosa, e as pessoas viviam no silêncio o drama da marginalização e da prepotência. Ele dedicou-se imediata e inteiramente à missão de pastor, compartilhando com todos as privações, as angústias, as alegrias e as dores da sua gente.
Desde então o povo identificou nele o carisma da paternidade e espontaneamente começou a chamá-lo "pai", apelativo que melhor qualificava a sua personalidade sacerdotal e pastoral.
Foi inflamado pela devoção à Sagrada Face sofredora do Senhor e abraçou a missão de defender o culto da mesma entre os povos. Em 1919 instituiu em Pentidattilo a Pia União da Sagrada Face, e em 1934 fundou a Congregação das Irmãs Verónicas da Sagrada Face, aprovada canonicamente em 1953. Com o conforto dos sacramentos, morreu santamente a 4 de Abril de 1963, em Régio, na Casa Matriz da Congregação que ele tinha fundado. Hoje a sua vida doada produz muitos frutos. 

Sem comentários:

Enviar um comentário