domingo, 6 de fevereiro de 2011

PIO IX PAPA

João Maria Mastai Ferretti
(1792-1878)

7 de Fevereiro

João Maria Mastai Ferretti (Pio IX) foi o nono filho do Conde Girolamo e de Caterina Sollazzi. Nasceu em Senigallia no dia 13 de maio de 1792. Entre 1803 e 1808 foi aluno dos Escolápios no Colégio dos Nobres em Volterra. Desejoso de tornar-se sacerdote foi obrigado a interromper os estudos devido a improvisos ataques epiléticos.
Em 1815, em Loreto, obteve a graça da cura. Retomou os estudos teológicos e, em 1819, foi ordenado sacerdote. Em 1823 foi por dois anos missionário no Chile. Com apenas 35 anos foi nomeado arcebispo de Spoleto e, em 1832, de Ímola. Em 1840 foi criado cardeal e no dia 16 de junho de 1846, no quarto escrutínio, com 36 votos sobre 50 Cardeais presentes ao Conclave, foi eleito Sumo Pontífice com apenas 54 anos. Tão logo eleito Pontífice promoveu numerosas reformas no interior do Estado Pontifício (liberdade de imprensa, liberdade aos judeus, início das ferrovias, emissão do Estatuto), mas em 1848 teve início a sua "perseguição" quando negou apoio à guerra contra a Áustria. São João Bosco teve com Pio IX a sua primeira audiência em 9 de março de 1858. Ambos tiveram a percepção de encontrar um santo.
Pio IX apoiou e encaminhou Dom Bosco na fundação da Congregação Salesiana. Sugeriu-lhe que a chamasse de "Sociedade", para que estivesse alinhada aos tempos, e que se emitissem os votos, mas não solenes; aconselhou uma roupa simples e práticas de piedade intensas, mas não muito complexas. Convenceu Dom Bosco a escrever suas memórias para deixar em herança espiritual aos Salesianos. Durante o seu pontificado aprovou as Constituições e a Sociedade Salesiana, o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora e a Pia União dos Cooperadores Salesianos, da qual foi o primeiro inscrito. Dom Bosco muito amou Pio IX e aceitou dele todo conselho, mesmo quando lhe custava grande sacrifício: "Estou disposto a enfrentar qualquer cansaço", dizia, "quando se trata do papado e da Igreja".
Mas também o Pontífice tinha grande estima por Dom Bosco e convocou-o diversas vezes a Roma para pedir-lhe ajuda em diversas questões delicadíssimas. Em 8 de dezembro de 1854 definiu o dogma da Imaculada Conceição. Em 1869 convocou o Concílio Vaticano I. Em 8 de dezembro de 1870 proclamou São José patrono da Igreja universal. Em 16 de junho de 1875 consagrou a Igreja dedicada ao Sagrado Coração de Jesus. Morreu em 7 de fevereiro de 1878, depois de 32 anos de Pontificado. João Paulo II beatificou-o em 3 de setembro de 2000 juntamente com o "Papa bom", João XXIII.

Sem comentários:

Enviar um comentário