segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

PIEDADE DA CRUZ ORTIZ REAL

Religiosa, Fundadora, Beata
(1842-1916)

26 de Fevereiro

Nasceu em Bocairente, Valência (Espanha), no dia 12 de Novembro de 1842, sendo baptizada no dia seguinte com o nome de Tomasa. Recebeu a Primeira Comunhão aos dez anos, sacramento que despertou nela o desejo de pertencer do Senhor e viver para Ele.
Completou a sua formação humana e espiritual no Colégio de Loreto, pedindo sucessivamente para ingressar no noviciado desse Instituto, mas seu pai, considerando a situação política da época e a pouca idade da menina, obrigou-a a voltar para a casa.
Esta etapa da sua vida em Bocairente foi caracterizada por três aspectos:  o espírito de piedade e de oração, a sua dedicação a fazer o bem às crianças pobres, aos idosos e aos doentes e o empenho em dar uma resposta àquilo que sentira no seu íntimo no dia da Primeira Comunhão.
Tomasa, então, pensou que podia realizar o sonho da sua vida: consagrar-se ao Senhor num convento de Carmelitas de clausura em Valência. Contudo, uma enfermidade obrigou-a a abandonar o noviciado e a voltar para a a casa paterna. Uma vez restabelecida, tentou novamente entrar num convento de clausura e, mais uma vez, aconteceu o mesmo facto.
Depois destes acontecimentos, Tomasa intuiu que Deus não queria que ela seguisse aquele caminho. Pediu-lhe que lhe indicasse claramente a Sua vontade e, retirando-se em oração, recitava assim:  "Tua, meu Jesus, desejo ser tua; porém, diz-me onde".
Tendo a certeza de sentir-se chamada para uma vida de especial consagração, mas com a dúvida de onde Deus a queria, Tomasa dirigiu-se para Barcelona. Depois de muitas dificuldades, ali o Senhor respondeu à sua busca vocacional, fazendo-a viver uma profunda experiência mística, na qual o Coração de Jesus, mostrando-lhe o seu lado esquerdo ensanguentado, lhe disse: "Olha como me deixaram os homens com a sua ingratidão, queres ajudar-me a levar esta cruz?". Tomasa respondeu: "Senhor, se tens necessidade de uma vítima e me queres, estou aqui". Então, o Redentor disse-lhe: "Funda, minha filha, que sobre ti e sobre a tua Congregação concederei sempre misericórdia".
Esta experiência foi determinante para Tomasa, dando-lhe uma certeza tão grande que nunca a cancelou da sua mente e do seu coração. Daquele momento compreendeu que Deus lhe pedia para dar vida a um novo Instituto.
Depois de imensas dificuldades e tribulações, no dia 8 de Setembro de 1890, chegou para ela a hora de Deus. Nascia na Igreja a Congregação das Irmãs Salesianas do Sagrado Coração de Jesus na qual se devia amar, servir e reparar, ver o rosto do Senhor nas meninas órfãs, nas jovens operárias, nos doentes, nos idosos abandonados... e ajudá-los a levar a cruz.
Madre Piedade expirou com o crucifixo entre os lábios e na santa paz de Deus, no dia 26 de Fevereiro de 1916.

Sem comentários:

Enviar um comentário