sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

FELIPE DE JESUS

Religioso, Mártir, Santo
+1597

5 de Fevereiro

É o primeiro santo mexicano.

Nasceu na Cidade do México em 1572. Era o primogénito dos onze filhos de um casal de imigrantes espanhóis. Criança de índole insubordinada e travessa, fez seus primeiros estudos no colégio dos jesuítas.
Começou por ser ourives e aos 18 anos embarcou para as Filipinas, onde se fez frade no convento franciscano de Manila. Devia voltar ao México para ser ordenado sacerdote, para isso partiu em 1596, mas os tufões arremessaram o barco em que seguia para as costas do Japão. Felipe refugiou-se junto aos franciscanos em Meaco, onde havia uma escola e um hospital, e ainda tentou obter ajudas para a reparação da embarcação.
Entretanto, na época, o Japão era hostil em relação aos missionários cristãos. Assim, naquele mesmo ano Felipe foi aprisionado juntamente com um grupo de cristãos japoneses e levado para Nagasaqui, onde foi torturado e morto, no dia 5 de Fevereiro de 1597.
A fé cristã chegou ao Japão no século XVI pelos Jesuítas e mais tarde pelos missionários Franciscanos. Ao fim daquele século, havia provavelmente cerca de 300.000 convertidos baptizados no Japão. Infelizmente, este começo promissor encontrou reversos, causados por rivalidades entre grupos diferentes de missionários e intrigas políticas entre os governos da Espanha e Portugal, somando-se a tudo isto a disputa política interna entre as diversas facções do próprio governo japonês.
Como resultante, a perseguição aos cristãos se fez presente. Em 1587 foi decretado o banimento da propagação da fé cristã no Japão. As primeiras vítimas, seis frades (franciscanos e Jesuítas) e vinte convertidos ao cristianismo foram executados em Nagasaki em 5 Fevereiro 1597. (foram amarrados a cruzes, as quais foram levantadas para uma posição ereta, e então aqueles cristãos foram rapidamente conduzidos à morte por lancetamento)
Beatificado em 1627 pelo Papa Urbano VIII, foi canonizado em 1862, pelo então Papa, Pio IX, agora também Bem-aventurado.

Sem comentários:

Enviar um comentário