quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

LUCAS BELLUDI

Religioso, Presbítero, Beato
+1285

17 de Fevereiro

Lucas Belludi, nasceu em Pádua, no seio de uma família nobre e rica. Estudou na universidade de Pádua e era um homem muito culto.
Aos vinte anos ouve uma pregação de S. Francisco de Assis e sente-se de tal modo atraído pelo seu exemplo que entra na ordem dos frades menores. Após o noviciado e uma vez professo, S. Francisco encaminha-o para o sacerdócio.
No verão de 1220, São Francisco de regresso do Oriente se deteve em Pádua e junto à pequena igreja de Santa Maria de Arcella fez construir um pequeno convento para alguns de seus seguidores.
Ali entregou o hábito das damas pobres de Santa Clara à Beata Helena Enselmini e o hábito dos Irmãos Menores ao jovem sacerdote, Lucas Belludi.
Nesse lugar, Lucas viveu sete anos dedicados à mortificação e ao apostolado. Nesse tempo escreveu seus Sermões, que se conservam em manuscritos.
Em 1227 encontra-se com Santo António de Pádua, e desde então se tornam almas gémeas, tendo um só coração e uma só alma.
Nesse mesmo ano, Santo António foi eleito no Capítulo Geral, na Porciúncula, o Ministro Provincial e Lucas o torna seu companheiro na viagem para Roma.
Os dois participaram do Capítulo Geral, em Assis, em 1230, onde também participaram do translado dos restos mortais de São Francisco de Assis, da Igreja de São Jorge para a nova Basílica.
De volta a Assis, em Camposanpietro foram hospedados pelo Conde Tiso, devido ao estado de saúde precário de Santo António.
Ao agravar, Lucas quis transportá-lo para Pádua, porém, em Arcella teve de assistir a agonia do companheiro em 13 de junho de 1231.
Passados onze meses,  santo António é canonizado por Gregório IX e na glorificação do seu mestre, Lucas teve parte importante.
Ezelino II, verdugo e tirano, continuava a produzir vítimas inocentes. O Beato Lucas, ardente como o seu Mestre, reprovou as injustiças e delitos praticados por Ezelino.
Este ordenou: "Frei Lucas seja perdoado, porém, sua família será condenada ao desterro".
E assim se fez. O Beato Lucas dormiu santamente no Senhor em 1285, tendo 90 anos de idade. Passou 65 anos no serviço a Deus e aos irmãos em admirável espírito de dedicação.

Sem comentários:

Enviar um comentário