segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

TATIANA DE ROMA

Leiga, Mártir, Santa
século III

12 de Janeiro
Santa Tatiana de Roma, leiga
Tatiana, filha de um rico cidadão romano, foi educada na fé cristã, provavelmente desde criança.
A sua fé firme e forte, aliada a uma grande humildade, fazia que as riquezas deste mundo nada tinham que a pudessem encantar ou seduzir: ela desprezava energicamente os bens materiais, preferindo a pobreza em que Jesus nascera.
Quando atingiu a idade que lhe permitia de ser desposada e viver ricamente com um rico e poderoso marido, recusou-se energicamente ao casamento, preferindo entregar-se toda ela a Jesus, que escolhera por Esposo.
Graças a esta vida onde as virtudes eram patentes a todos que com ela lidavam, foi escolhida como diaconisa da igreja de Roma, que lhe confiou os cargos inerentes ao diaconado: cuidar generosamente dos enfermos, visitar os prisioneiros e ajudar os pobres, quaisquer que estes fossem, crentes ou não.
Esta missão era para ela ocasião de melhor se aproximar do seu Modelo e de viver cada vez mais unida a Ele, entregando-se com generosidade, sendo toda a todos.
Alexandre Severo (222-235), um fenício, imperador, nomeado Augusto pelo senado romano, tomou, desde o início do seu mandato, decisões drásticas em matéria religiosa, sob a influência de sua mãe, Júlia Maesa, mulher forte cuja influência atingia mesmo os generais de seu filho.
Em 235, por razões de estado e ódio ao cristianismo, Tatiana foi presa, julgada arbitrariamente, jogada na arena do Coliseu romano, para que um leão — segundo a tradição chegada até nós — a devorasse e assim a populaça se divertisse. Mas o leão, portanto esfomeado, chegando junto da jovem cristã, começou a lambê-la, como se a acariciasse.
Como isso enfureceu o imperador e os assistentes, ela foi submetida a novas torturas, mas desta vez com a participação de seu próprio pai, que igualmente as sofreu, sendo ambos finalmente decapitados.
E, como “o sangue dos mártires é semente de cristãos”, como afirma Orígenes, os carrascos converteram-se ao cristianismo e começaram a testemunhar da sua fé e da força de Deus nos corações puros e intrépidos. Foram também mais tarde todos torturados, aumentando assim o número daqueles que “lavaram as suas vestes no Sangue do Cordeiro”.
Segundo o testemunho do diácono Zózimo, a cabeça de santa Tatiana foi conservada até ao ano 1420, em Perivlepto, cidade grega.

Sem comentários:

Enviar um comentário