segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

MANUEL DOMINGO Y SOL

Sacerdote, Fundador, Beato
1836-1909
25 de Janeiro
Manuel Domingo y Sol nasceu em Tortosa no dia 1º de Abril de 1836. Fez os seus estudos sacerdotais no seminário de Tortosa e na universidade eclesiástica do Valença.
Foi ordenado sacerdote em 2 de Junho de 1860, e exerceu o seu trabalho pastoral em diversas paróquias da sua diocese e na instrução da religião em centros juvenis, destacando-se como um autêntico apóstolo da juventude e o promotor de vocações apostólicas entre os seculares.
Confessor de alguns mosteiros de religiosas, foi também apóstolo das vocações à vida consagrada, contribuindo à fundação de diversos conventos e ajudando diversas congregações.
Procurava os jovens com paixão incansável e uma dedicação que produzia bons frutos: assim foi para com alguns seminaristas da sua diocese pelo conhecimento que tinha da vida e abriu-lhes o caminho de maneira que o trabalho destes fosse mais peculiar: “Entre todos os trabalhos de fervor — nos deixou ele escrito — não há nenhum que dê maior glória a Deus do que contribuir a que hajam bons e santos sacerdotes na Igreja”.
Assim fundou o Colégio das Vocações de São José de Tortosa, e depois deste oito outros colégios, que traçam um novo curso na formação sacerdotal. Para a renovação espiritual e intelectual do clero, a relação dos seus colégios culmina com o Pontifício Colégio Espanhol de São José em Roma. Todo este trabalho fez com que os bispos lhe recomendassem a direcção de dezoito seminários Diocesanos.
No mais profundo da sua alma sacerdotal, um espírito dava vida a tanta actividade: a reparação a Deus por Jesus Cristo, dando forma exteriormente a esta nos seus Templos de Reparação, dos que fundou, começando pelo de Tortosa, onde repousam os seus restos mortais, e naquele de São Felipe de Jesus, no México. Para perpetuar e consolidar estes trabalhos pastorais, teve a intuição, durante a oração, de fundar a Irmandade de Sacerdotes Operários Diocesanos.
Quis que a sua Irmandade trabalhasse no campo das vocações sacerdotais, religiosas e apostólicas, e na pastoral juvenil.
Carregado de boas obras e de novos projectos repousou nos braços do Senhor em Tortosa, no dia 25 de Janeiro de 1909, tendo deixado terminadas para a Irmandade as obras de 10 colégios de São José para as vocações, 18 seminários em Espanha e na América, duas igrejas da Reparação e o primeiro Colégio Pontifício de São José, em Roma.
Foi beatificado pelo Papa João Paulo II no dia 29 de Março de 1987.
Afonso Rocha

Sem comentários:

Enviar um comentário