quarta-feira, 7 de setembro de 2011

BERTINO DE SITHIU

Confessor, Abade, Santo
+ 700)

Bertino nasceu em Konstanz, na Alemanha, e recebeu a sua formação monástica no célebre Mosteiro de Luxeuil, que seguia a austera regra de São Columbano. Foi ali que ele se consagrou ao Senhor, ao mesmo tempo que dois dos seus amigos, Momolino e Ebertrano (ou Bertrand). Se bem que ainda jovem, distinguiu-se pela sua obediência à regra austera que ali se praticava.
Naquela época, viviam em Luxeuil, nada menos de 500 frades, que era governaddos por Eustásio, imediato sucessor de São Columbano.
Em 610 Bertino foi enviado para Bobio, na Lombardia, onde a Ordem tinha recentemente aberto um novo mosteiro. Esta nova abadia tournou-se rapidamente um centro de cultura, onde se ensinava tudo o que tinha uma relação imediata com a religião. Em breve dali sairam novos bispos, cujo renome passou além-fronteiras.
Mais tarde, auxiliado por Santo Omer, São Momelino de São Pedro, fundou na ilha de Sithiu, no Artois, um novo mosteiro, que governou durante cerca de 60 anos, até que morreu com mais de 100 anos de idade. Esse mosteiro, que depois passou a se chamar de São Bertino, teve nada menos que 22 monges elevado pela Igreja às honras dos altares. Foi em torno dele que se constituiu a actual cidade francesa de de Saint-Omer.

Sem comentários:

Enviar um comentário