sábado, 19 de março de 2011

FLORENTINA DE CARTAGENA

Religiosa, Santa
+ (entre 612 e 633)

14 de Março

Mesmo que não se saiba o ano exacto da sua morte, é sabido no entanto que esta Santa espanhola era irmã de três Santos, que como ela nasceram em Cartagena, na província de Andaluzia.
Foi seu irmão S. Leandro, arcebispo de Sevilha e reconhecido, no seu tempo e mesmo depois como o homem mais notável da Espanha.
O bispo S. Fulgêncio que o povo chamava comummente “pai dos pobres” e ainda um dos mais conhecidos Santos da Espanha, Santo Isidoro, sucessor de S. Leandro e que mais tarde a Igreja proclamará “Doutor”, por ter sido um dos maiores defensores da fé católica na Espanha, nesses tempos remotos, onde as perseguições e as invasões eram frequentes e, ocasião de numerosos martírios.
Segundo certos historiadores ou hagiógrafos, esta Santa era igualmente parente — tia, talvez — de Santo Hermenegildo, o valoroso guerreiro que sofreu o martírio em defesa da fé, Santo que a Espanha venera muito particularmente.
A jovem Florentina foi dirigida espiritualmente por seu irmão Leandro, o futuro bispo de Sevilha. Com ele certamente estudou também o latim e provavelmente outras matérias que mais tarde lhe vieram a ser úteis.
“Sendo também Formosíssima e cheia de qualidades, resolveu escapar aos escolhos do mundo tomando o hábito religioso num mosteiro de S. Bento, perto da cidade de Ecija”[1]. Como acontecia muitas vezes naquele tempo, um grande número se outras donzelas seguiram o seu exemplo, o que obrigou o bispo daquela diocese a construir um novo mosteiro para as albergar decentemente. Mas como o número de noviças era cada vez maior — fala-se de mais de mil donzelas —, foi mesmo necessário abrir novos mosteiros em diferentes cidades espanholas; diz-se mesmo que o seu número foi superior a 40 novos mosteiros sob a regra de S. Bento.
Mas, por descuido do Bispo de Ecija, a observância decaiu no mosteiro onde Florentina entrara, o que fez afrouxar as vocações e arrefecer o zelo daquelas que ali viviam para amar e louvar a Deus. Todavia, as preces ardentes de algumas delas tocaram o coração de Deus que permitiu fosse nomeado para a Sé daquela diocese o próprio irmão de Florentina: Fulgêncio. Foi isto suficiente para que o mosteiro — depois de algumas reformas adequadas — voltasse ao fervor inicial.
“Vendo a Santa contínua e deploravelmente perseguida pelos arianos a santa lei de Deus, aumentou as orações, penitências e súplicas, trabalhando do modo que podia em combater os hereges e manter, com exemplos e palavras, puro e ileso o depósito da fé, não só entre as suas religiosas, senão em quantos a consultavam ou ela encontrava. Teve a grande consolação de receber a notícia da conversão do rei Recaredo”[2].
Santa Florentina continua a ser muito venerada em toda a Espanha e muito particularmente em Cartagena e Sevilha, onde seu irmão Isidoro foi Arcebispo durante longos anos.

[1] Pe. José Leite, sj : Santos de cada dia, vol. 1, pag. 251.
[2] Pe. José Leite, sj : Santos de cada dia, vol. 1, pag. 251.

Sem comentários:

Enviar um comentário