sábado, 19 de março de 2011

JOSÉ BILCZEWSKI

Bispo, Santo
(1860-1923)

20 de Março

Nasceu no dia 26 de Abril de 1860 em Wilamowice (Polónia). Era o primeiro dos nove filhos de Francisco e Ana Fajkisz, uma família de camponeses, onde desde cedo aprendeu as orações e as primeiras noções do catecismo, fazendo nascer nele a fé viva que o acompanhará durante toda a vida.
Em 1872, terminados os estudos primários, os pais mandaram José ao ginásio na cidade de Wadowice, onde muitos anos mais tarde estudou também João Paulo II. Ele dedicou-se com muito empenho aos estudos, obtendo óptimos resultados. Nesse período participava quotidianamente e com devoção nas celebrações na igreja paroquial e decidiu entrar no Seminário Diocesano de Cracóvia, onde desenvolveu ainda mais o espírito de devoção, aprofundando a sua formação humana e espiritual. Recebeu a Ordenação sacerdotal a 6 de Julho de 1884. Depois de um ano de trabalho pastoral com grande zelo e dedicação foi enviado a prosseguir os estudos, primeiro em Viena, e em seguida, em Roma e Paris. Trabalhou durante muito tempo como professor de Dogmática Especial na Universidade de Leópolis. Foi nomeado Arcebispo de Leópolis para o rito latino em 17 de Dezembro de 1900 e recebeu a Ordenação episcopal a 20 de Janeiro de 1901.
Ao amor a Cristo Senhor e à sua Igreja ele soube unir o amor à Pátria. Ele hauria este amor universal do Coração de Jesus, do qual aprendeu não só a mansidão, a humildade e a bondade, mas também a paciência nas provações que enfrentou. Faleceu na sua Arquidiocese, no dia 20 de Março de 1923, depois de se ter preparado santamente para a morte, que ele soube acolher com paz e submissão, como sinal da vontade de Deus.

Sem comentários:

Enviar um comentário