domingo, 27 de março de 2011

GISELA DA HUNGRIA

Rainha, Abadessa, Santa
+1065

28 de Março

Gisela era filha do duque bávaro, Henrique (O Briguento) e de Gisela de Barganha.
Em 1096 os emissários de Geiza da Hungria vieram a sua casa, para alegria de seus pais, pedir sua mão em casamento. Gisela que se houvera consagrado a Deus no íntimo de seu coração não conseguiu alterar esta situação e assim mudou-se para a corte principesca húngara. Porem sua meta continuava a ser a de levar todo o povo para Cristo.
Gisela foi coroada e ungida como primeira rainha cristã dos húngaros e com ela, seu marido Estevão que se converteu ao cristianismo por sua influência.
Gisela ajudou na construção e nos reparos de Igrejas, construiu a Catedral de Vezprim para a qual doou ricos feudos. Mandou vir escultores da Grécia para embelezarem as Igrejas. Porém passou por grandes sacrifícios. Perdeu a primeira filha e, logo depois, o filho. Outras duas filhas se casaram e jamais as reviu por partirem para terras muito distantes. Seu filho Américo, que deveria sucedê-la ao trono real, também faleceu.
Mais tarde Estevão foi canonizado pela sua qualidade de vida cristã e suas decisões sempre conformes com as leis divinas, assim como pela sua santidade sempre demonstrada ao longo do seu reinado.
Quanto a Gisela, ela foi também canonizada e colocada na longa lista dos Santos da Igreja Universal e mostrada como exemplo de rainha cristã, de mãe e de esposa exemplares.

Sem comentários:

Enviar um comentário