segunda-feira, 21 de março de 2011

NICOLAU OWEN

Irmão leigo jesuíta, Mártir, Santo
(+ 1606)

22 de Março

Pouco se sabe sobre sua juventude, mas pensa-se que ele nasceu em Oxford, Inglaterra por volta de 1550 no seio de uma família católica devota e cresceu durante as leis anticatólicas. Ele aprendeu a profissão de carpinteiro, e durante cerca de 30 anos, construiu esconderijos para os padres nas casas de famílias católicas. Viajou com frequência de uma casa para outra, sob o nome de "Little John", aceitando apenas o necessário para viver, como forma de pagamento antes de se lançar num novo projecto.
Owen era apenas ligeiramente mais alto que um anão, e sofria de uma hérnia. No entanto, o seu trabalho muitas vezes o levava a quebrar grandes pedras, e para minimizar a probabilidade de traição, muitas vezes trabalhava à noite e sempre sozinho. O número de esconderijos que ele construiu nunca será provavelmente conhecido. Devido à engenhosidade do seu trabalho, alguns desses esconderijos podem ainda hoje ser desconhecidos.
Durante muitos anos, Owen trabalhou ao serviço do padre jesuíta Henry Garnet, e foi admitido na Companhia de Jesus como irmão leigo.
Ele foi preso pela primeira vez em 1582 ou 1583, após a execução de Edmundo Campion, por proclamar publicamente a inocência deste, mas mais tarde foi libertado. Foi novamente preso em 1594, e foi torturado, mas nada revelou. Foi uma vez mais libertado depois de uma abastada família católica ter pago uma multa em seu nome. Voltou ao seu trabalho, e acredita-se que planejou a fuga do padre jesuíta João Geraldo da Torre de Londres, em 1597.
No início de 1606, Owen foi preso pela última vez en Hindlip Hall, Worcestershire, quando voluntariamente se entregou, quando procurava distrair a atenção dos soldados para que não vissem alguns padres que estavam escondidos nas proximidades.
Depois de ter sido encarcerado na prisão de Marshalsea, uma prisão, na margem sul do Tamisa, Owen foi transferido para a Torre de Londres. Ali foi submetido a bárbaras torturas, acabando por ser dependurado pelas mãos a uma espécie de grelha. Assim amarrado, ataram-lhe aos pés grandes pesos e esperaram que as suas entranhas se derramassem e com elas a vida de Nicolau.
Foi canonizado em 1970, ao mesmo tempo que trinta e nove outros mártires ingleses e galeses.
Afonso Rocha

Sem comentários:

Enviar um comentário