sexta-feira, 26 de agosto de 2011

DOMINGOS DA MÃE DE DEUS

Sacerdote, Beato
1792-1849


Nasceu em 1792, duma família modesta de aldeões dos arredores de Viterbo, Itália. Foi o último de onze filhos. Toda a sua infância foi consagrada aos trabalhos dos campos e foi sozinho que ele aprendeu a ler e a escrever, depois de brevíssima iniciação.
Para escapar ao recrutamento militar, obrigou-se por voto a entrar nos Passionistas. Mas, tendo os institutos religiosos sofrido a supressão, contratou casamento; a seguir, porém, a lutas dolorosas, acabou com o noivado, quando as Ordens estavam já restauradas. Entrou aos 22 anos entre os Passionistas, primeiro como irmão leigo, mas depois como noviço de coro. Foi ordenado sacerdote em Roma, em 1818. Começou por exercer o apostolado na Itália, como pregador, professor de filosofia e de teologia, e depois como superior provincial.
Em 1840, partiu para a Inglaterra, destinado a fundar lá uma província do seu Instituto. Revelou-se pioneiro do ecumenismo e foi ele quem recebeu a primeira confissão de Newmann e a abjuração que ele fez do Anglicanismo, a 8 de Outubro de 1845. Trata-se daquele sábio que veio a morrer muito velho, depois de ter subido ao cardinalato.
Pensava o Padre Domingos que o melhor meio para atrair os irmãos separados até à plenitude da verdade estava cm tornar os católicos mais autenticamente cristãos e a Igreja mais conforme com o pensamento do seu Fundador.
Morreu a 27 de Agosto de 1949, em Reading, Inglaterra.
Foi beatificado por Paulo VI, a 24 de Outubro de 1970.

Sem comentários:

Enviar um comentário