segunda-feira, 17 de outubro de 2011

ISAC JOGUES

Missionário jesuíta, Mártir, Santo – 1607-1646


Isac Jogues, nascido a 10 de Janeiro de 1607, martirizado a 18 de Outubro de 1646, filho de Lourenço Jogues e de Francisca de Saint-Mesmin, era um missionário jesuíta que viajou e trabalhou com os amerindianos de América do Norte. Ele deu ao lago George o seu primeiro nome europeu, chamando-o “Lago do Santíssimo Sacramento”. Il faz parte dos mártires canadianos, que são festejados a 19 de Outubro.
*****
Nasceu em Orléans (França) no seio de uma grande família de negociantes desta cidade. Isac entrou para a Companhia de Jesus em 1624. Em 1635, depois de ter sido ordenado sacerdote, foi enviado para a Nova França para evangelizar as primeiras nações. Ele chegou ali ao mesmo tempo que o governador Montmagny. Com o Padre Brébeuf, foi até aos grandes lagos, onde passou a viver continuamente em perigo e isto durante seis anos. Com o Padre Garnier, Petuns e Raymbault, explorou aquela região até Sault Sainte-Marie.
Foi capturado pelos Iroquois en 1642, os quais se encontravam então em guerra com a França. Depois de ter sido torturado e reduzido à escravidão, foi levado para uma aldeia perto de Albany. Mercadores calvinistas holandeses ajudam-no a fugir. Depois do seu retorno ao país natal, onde foi acolhido pela mãe de Luís XIV, o Papa Urbano VIII autorizou-o a celebrar a Missa, mesmo se as suas mãos estavam completamente mutiladas. Depois pediu para voltar para o Canada, para o que foi autorizado, vindo a embarcar em 1644.
Em 1646, vivendo no meio dos Iraquis em Ossernenon, no Estado de Nova Iorque, onde devia negociar a paz, tanto ele como os seus companheiras receberam uma veemente repreensão porque a colheita tinha sido deficitária. Por isso foi condenado à morte, porque os Iroquois sempre o tinham considerado como um feiticeiro. Ao entrar numa cabana, recebeu um golpe de tomahawk e foi depois decapitado: a sua cabeça foi escalpada e dependurada depois numa paliçada e o seu corpo deitado ao rio Mohawk.
Isac (Isaac em francês) foi canonizado em 29 de Junho de 1930 pelo Papa Pio XI assim como os seus sete companheiros mártires canadianos. Numerosas paróquias nos Estados Unidos e no Canada tem-no como padroeiro e outras, como Asbestos e Saint-Hubert no Quebeque, honram-no festivamente todos os anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário